quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Associação Bem de Terra – Comércio justo e solidário”

Projeto que teve início a partir da formação de uma rede de comercialização de produtos da economia solidária em pelotas e região, cuja proposta tomou forma com a realização e consolidação de três iniciativas de comercialização solidária, quais sejam.

- Feira Mensal Bem da Terra - que ocorre mensalmente no calçadão da Universidade Católica de Pelotas e no saguão do Instituto Federal Sul-Riograndense – Campus Pelotas, onde aproximadamente 20 empreendimentos comercializam produtos de diversos segmentos sejam eles urbanos ou rurais;















- Loja Solidária Mercado Público de Pelotas – Desde de março de 2015, a Associação Bem da Terra realiza a comercialização solidária de produtos artesanais, plantas, flores e produtos processados de 10 empreendimentos de Pelotas e região, na loja 71, no Mercado Público de Pelotas. Além da oferta de produtos solidários, a loja Bem da Terra difunde uma forma distinta de organização e produção coletiva, que vem gradativamente ocupando espaço no cotidiano dos trabalhadores através da Economia Solidária.

Feira Virtual Bem da Terra – Constitui-se como um  mecanismo de comercialização de produtos de empreendimentos de economia solidária para consumidores previamente organizados em núcleos de consumo responsável. 
Os empreendimentos da Rede Bem da Terra são responsáveis pela produção local e pela oferta de produtos trazidos de outras regiões. Os núcleos de consumidores, por sua vez, são responsáveis pela realização de  ‘compras semanais mínimas’ e pelo processo de distribuição, que ocorre a partir de ‘mutirão-em-rodízio’ aos sábados pela manhã.
Esse processo tem contribuído de modo significativo para o fortalecimento da Economia Solidária, pois amplia e qualifica a produção dos empreendimentos autogestionários e cria as condições para a prática do consumo consciente. Mais informações http://bemdaterra.org/content/

- Núcleo de Produção Bem da TerraO núcleo de produção é formado por mulheres artesãs de vários empreendimentos econômicos solidários e grupos da Associação Bem da Terra. Sem interferir na produção de cada grupo, o núcleo une pessoas em uma forma específica de trabalho coletivo onde são empregadas e partilhadas técnicas para o desenvolvimento de um mesmo produto. A principal característica da coleção de artesanato é a criação de itens com destaque para a identidade e flora local, buscando o resgate/preservação de traços regionais em produtos com a utilização de técnicas artesanais seculares combinadas com novas tecnologias, para produção de peças em vestuário, decoração, acessórios de cozinha, higiene, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário