quarta-feira, 2 de setembro de 2015


Extensão Universitária e o NESIC/UCPel

A ação extensionista é compreendida como a prática acadêmica que interliga a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da comunidade, possibilitando a formação de profissionais aptos a exercerem a sua cidadania. Concretiza o compromisso da comunidade acadêmica em contribuir para o desenvolvimento da região, realizando efetivo exercício teórico-prático.

A extensão diversifica-se à medida que a Universidade amplia as áreas de formação oferecidas. Atualmente, a ênfase das ações comunitárias, que se dividem em projetos e serviços, está voltada para a preservação do meio-ambiente, resgate da memória cultural, promoção da inclusão digital, arte e cultura, economia solidária, serviços de psicologia, atenção à terceira idade e à infância, educação inclusiva, oficinas de geração de renda, dentre outros.

Reunião de Planejamento NESIC 2015
 O Núcleo Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) é um projeto de extensão da UCPEL destinado a apoiar a formação e consolidação de empreendimentos de economia solidária através do intercâmbio entre o saber popular e o saber universitário, combinando assim, através de um processo pedagógico, os conhecimentos existentes nesta relação. Em sua estrutura envolve professores, técnicos e estudantes de diferentes áreas do saber, desenvolvendo atividades de forma coletiva e interdisciplinar. A equipe de trabalho do NESIC se propõe a assessorar os empreendimentos de economia solidária de Pelotas e região, nas áreas de gestão cooperativa, ambiental, processos participativos, jurídicos, contábil, comunicação e avaliação interna dos processos de incubação, sob os princípios da autogestão.
Reunião de Planejamento NESIC 2015
Ao longo de mais de 14 anos de funcionamento o NESIC, inicialmente denominado Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP), desenvolveu significativo número de projetos de incubação de empreendimentos de economia solidária e hoje está estruturado como um “projeto guarda chuva”, onde a sua equipe atua em diferentes frentes de trabalho, sendo elas: 
– Projeto “Bem de Terra – Comércio justo e solidário”, que deu início a formação de uma rede de comercialização de produtos da economia solidária em pelotas e região; 
– Projeto “Constituição de uma rede de empreendimentos solidários de coleta e seleção de resíduos sólidos na região sul do RS” que tem por objetivo central o trabalho de mobilização, constituição e apoio a empreendimentos informais e cooperativas, que atuam na coleta e seleção de resíduos sólidos em onze municípios da região Sul do RS;
 – Fóruns de Economia Solidária (Fórum Microrregional e Regional Sul de Economia Solidária) sendo parte ativa nas discussões e deliberações sobre ações e desenvolvimento da economia solidária de Pelotas e região.



Reunião de Planejamento NESIC 2014






Nenhum comentário:

Postar um comentário